A CTB-RJ realizou na manhã desta quarta-feira (14) mais um ato no centro do Rio, desta vez no Aeroporto Santos Dumont, contra emenda aprovada pela comissão mista do Congresso Nacional que analisou a MP 680, relativa ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE).
Esta emenda estabelece a prevalência do negociado sobre o legislado. Desta maneira, as negociações entre trabalhadores e patrões, ou seus gestores, terão efeito maior e prevalecerão sobre a legislação. Direitos conquistados há décadas, com muita luta e suor da classe trabalhadora, simplesmente ficariam extremamente ameaçados. Férias de 30 dias, 13º salário, licença-maternidade, dentre outros direitos tidos como sagrados pelos trabalhadores entram na mira desta emenda.
Para alertar a população dos perigos que essas mudanças podem causar, trabalhadores de diversas categorias percorreram os dois andares do aeroporto, enquanto gritavam palavras de ordem. Materiais educativos sobre o tema foram distribuídos, além da fala de alguns participantes que ressaltaram a importância do Código de Legislação Trabalhista (CLT) e das garantias de emprego para a economia do país e para a vida de todos os trabalhadores.
O ato aconteceu sem transtornos e não afetou o funcionamento do aeroporto.
[Best_Wordpress_Gallery id=”51″ gal_title=”novo10″]
Por Aviner Escobar
Fotos: Anderson Oliveira