Congresso derruba veto ao reajuste de servidores na LDO

Uma grande vitória para o serviço público federal aconteceu, na noite de ontem, em Brasília. Depois de um dia inteiro de pressão, o Congresso Nacional derrubou o dispositivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 que proibia a aprovação de reajustes ao funcionalismo público no ano que vem.

Do lado de fora da Câmara, servidores fizeram protestos com bandeiras e faixas e levaram um boneco inflável com chifres e uma faixa presidencial, em alusão ao Presidente Michel Temer. Dentro, representantes de entidades sindicais abordaram deputados e senadores que integram a Comissão Mista de Orçamento (CMO), buscando convencer os parlamentares a impedir a proibição de aumento para os servidores em uma movimentação que atingiu o resultado esperado.

Apesar da pressão para manter a possibilidade de reajustes, os deputados e senadores acabaram aprovando a proibição a aumentos em benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-moradia. Segundo o relator, Dalírio Beber (PSDB-SC), o texto também impede a criação de outros cargos e funções que não estejam previstos nas exceções listadas na LDO.

A aprovação da LDO sem o veto, no entanto, ainda não garante os reajustes para os servidores públicos federais. A lei ainda precisa ser sancionada pelo presidente Michel Temer.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.