Congresso debate projeto para demissão de servidor

O Senado Federal já começou a discutir uma proposta que pode resultar na exoneração de servidores municipais, estaduais e federais que tiverem avaliação insuficiente. O projeto de lei complementar que está na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) prevê a criação de exames regulares para avaliar o desempenho do funcionalismo. A proposta é de autoria da senadora Maria do Carmo (DEM-SE) e relatado por Lasier Martins (PSD-RS).

De acordo com a senadora, a ideia é regulamentar o artigo 41 da Constituição, que prevê casos em que servidor com estabilidade pode perder o cargo. Uma das possibilidades previstas no texto constitucional é “mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar”. De início, o projeto previa avaliação semestral para servidores públicos municipais, estaduais e federais. O servidor poderia ser exonerado caso obtivesse notas inferiores a 30% da pontuação máxima por quatro avaliações consecutivas ou desempenho abaixo de 50% em cinco das últimas dez provas.

O texto foi modificado por Lasier, que ampliou a periodicidade das avaliações de seis meses para um ano. Em casos de avaliação abaixo do limite exigido, o servidor terá um prazo para recorrer. A exoneração só ocorre com o esgotamento de todos os direitos de contestação e após concluído um processo administrativo. Na própria Comissão de Constituição e Justiça, porém, existe forte resistência. A senadora Ângela Portela (PDT-RR) rejeita a proposta de lei complementar.

“O projeto”, avisa, “pode abrir caminho para uma perseguição aos servidores, porque os critérios de avaliação podem ser subjetivos, de cunho político”. Podem também ” sofrer influência, em razão do humor e da proximidade do chefe imediato do servidor, com a alta cúpula do órgão ou com políticos”, diz Ângela. Isso significa, para a senadora, que o servidor poderá ficar refém do governo de plantão. “Afinal” pergunta, “o que será considerado insuficiência de desempenho nesse gigantismo que é o serviço público federal?”

27 senadores fazem parte da comissão.

Fonte: Blog do Servidor Público Federal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.