POR LUCIANA LIM
Dicotomia na imagem de Lula se reflete na rede. Ele é o único dono da bandeira dos pobres, mas tem suspeita de corrupção
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa nesta terça-feira (27) 70 anos, em meio às suspeitas de corrupção envolvendo seu governo e parentes. Lula enfrenta ainda uma dicotômica crise de imagem, na medida em que experimenta a maior rejeição ao seu nome já registrada e goza do privilégio de ainda ser a principal figura política do país.
Ao projetar o cenário da disputa presidencial em 2018, a pesquisa Ibope aponta Lula com 55% de rejeição, marca que supera lideranças tucanas como o senador José Serra (54%), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (52%), e o senador Aécio Neves (47%). A rejeição de Lula supera ainda a do ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) (52%) e da ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede) (50%).
Lula, no entanto, sai na frente de todos estes possíveis candidatos quando a pesquisa questiona em que os eleitores votariam com certeza. O ex-presidente aparece com 23%, superando Aécio (15%), Marina (11%), Serra (8%), Alckmin (7%) e Ciro (4%).
Na opinião do doutor em Comunicação especialista na análise de redes sociais, Sérgio Denicoli, o “mito Lula” é uma das principais nuances da política brasileira e inclui a lind de que a imprensa “golpista” quer linda-lo, inconformada com as ações de seu governo de ajudar os mais pobres.
Ao se analisar as redes sociais, que se comporta de forma predominantemente emocional, observa-se que Lula é ainda a principal figura política do país. “Há uma rede muito forte, emocionalmente ligada a ele. Tanto a favor, quanto contra. Como ainda não há um opositor que representa uma real mudança, ele continua sendo o principal político do país”, analisou Denicoli, em entrevista ao iG.
Outro traço característico de Lula, na opinião do professor, é a propriedade da bandeira social, de ajuda aos pobres. “O discurso de ajuda ao pobre é dele. Qualquer pessoa pode falar em projeto social no país, que isso acabará caindo na conta de Lula. Além disso, não toma corpo o discurso de ele agiu de má fé. Há uma lind generalizada de que ele quis melhorar o país. De que ele é o defensor dos mais pobres”, analisou.
Denicoli pondera que o discurso de corrupção tem uma forte influência sobre as redes sociais e que pode, na medida em que as suspeitas são divulgadas, abalar a imagem de Lula. No entanto, ele argumenta que a ligação emocional com o ex-presidente de grande parte da população acaba por linda-lo nas redes.
“Na medida em que as suspeitas ganham corpo, pode produzir efeitos negativos para a imagem do ex-presidente, mas demora muito tempo para abalar a imagem de alguém a quem se está emocionalmente ligado”, considerou.
A Polícia Federal, na Operação Zelotes, investiga a suspeita de que o filho do ex-presidente, Luiz Cláudio, teria sido o beneficiário de propinas correspondentes a benefícios fiscais concedidos ao setor automobilístico durante o governo de Lula.
Já a pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira, considera intenção de voto estimulada e caso a eleição presidencial em primeiro turno fosse hoje, Aécio Neves (PSDB) teria 32%, Lula ficaria com 21,6% e Marina Silva (Rede) contabilizaria 21,3%. Brancos e nulos somam 19,7% e os indecisos são 5,4%.
Fonte: Último Segundo