Exigência vale para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis; veja como realizar procedimento presencialmente ou digitalmente
Servidores federais aposentados ou pensionistas que celebram o aniversário em fevereiro, têm até o final do mês para realizar a prova de vida, que é obrigatória. O procedimento é exigido para garantir que o pagamento do seu benefício continue sem interrupções.
O não cumprimento desse prazo pode resultar na suspensão dos pagamentos da aposentadoria ou pensão. A exigência se aplica a todos os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.
Como realizar
Há duas formas de realizar a prova de vida: presencial e digital. Se o estatutário não puder comparecer presencialmente ou utilizar a opção digital, ele deve entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão para obter orientações sobre como proceder, caso haja alguma dificuldade.
Presencial
- No órgão público: dirija-se ao balcão de atendimento da Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão;
- No banco: bá até uma agência do banco onde seu benefício é depositado. Será necessário apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH) e o CPF.
Digital
- Para realizar a prova de vida digitalmente, a biometria precisa estar cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
- Acesse o aplicativo SouGov.br, disponível na App Store e Google Play. Ele é destinado para servidores federais e permite a realização da prova de vida. A versão para desktop não suporta esse serviço.