União deve enviar lei de reajustes do funcionalismo em regime de urgência

O Governo Federal está se preparando para enviar ao Congresso um Projeto de Lei (PL) em regime de urgência, visando oficializar os acordos salariais com o funcionalismo público. No entanto, as entidades representativas dos servidores pressionam para que os ajustes sejam feitos por meio de uma medida provisória (MP), temendo que a tramitação do PL no Congresso cause atrasos e comprometa o pagamento dos reajustes na folha de janeiro de 2025.

A medida foi confirmada pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Jose Lopez Feijóo, ao secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo.

A principal preocupação dos servidores é que, caso o PL siga tramitando por muito tempo no Legislativo, os reajustes, estimados em R$ 16,8 bilhões para os servidores civis, não sejam aplicados a tempo, forçando o pagamento retroativo, como ocorreu em 2023 com o reajuste de 9%.

O PL de reajuste salarial será discutido em conjunto com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e deverá ser votado antes do recesso parlamentar, para garantir a implementação dos novos valores de salário no início de 2025.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.