Veja os documentos necessários para declarar seu Imposto de Renda com o Sinfa-RJ

O Sinfa-RJ oferece serviço totalmente gratuito de declaração de Imposto de Renda. O Serviço é sucesso há anos e garante que os servidores possam ter um apoio técnico com especialistas na área contábil. O serviço é prestado pelo Contador Francisco Jorge e outros profissionais contratados pelo Sindicato.

O atendimento pode ser presencial ou remoto, devido a pandemia.

Para ter acesso ao serviço basta ser filiado ao Sinfa-RJ e agendar atendimento através dos telefones (ligação) 21 98485-4125, 21 97106-6611, 21 99978-0584 ou 21 98561-0132, ou do WhatsApp (ligação e mensagens) 21 98485-4360 ou 21 98561-0128, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Lista de Documentos Necessários para Declaração do Imposto de Renda

Rendimentos:

  1. Informe de Rendimentos das fontes pagadoras, referente ao salário, pensão e aposentadoria, fornecido pela OM ou no Site/APP do SIGEPE/SIGAC.

Para quem tem aposentadoria pelo INSS, precisaremos do Informe de Rendimentos do INSS. Se não recebe-lo em sua residência, traga o Número no Benefício, para tirarmos no site do INSS.

  1. Informe de rendimento das instituições financeiras (Bancos). É fornecido anualmente pelas instituições. Se não recebe-lo em sua residência, você pode solicitar junto ao seu banco.
  2. Informações e documentos de outras rendas obtidas no ano da declaração como: comprovantes de recebimento de Ações Judiciais / Trabalhistas. Na hipótese de ter recebido Ações Judiciais (GDPGPE, GDATEM, Abono Permanência, 28%, 1/3 FÉRIAS, outras) precisaremos do Comprovante Bancário, RPV e Planilha de Cálculos.

Pagamentos e deduções:

  1. Comprovantes de despesa com educação (carnês, recibos ou boletos) de escolas, cursos técnicos, universidades e pós-graduação, com CNPJ da empresa emissora, (do Associado e seus dependentes).

Cursos de idioma, livros, materiais escolares, despesas com trabalhos e pesquisas NÃO SÃO DEDUTÍVEIS.

  1. Informe de pagamentos de Empréstimos e Financiamentos.
  2. Comprovantes de despesas médicas, tais como: recibos de consultas médicas, dentistas, hospitais, fisioterapia e quaisquer outros similares, (do Associado e seus dependentes).
  3. Demonstrativo / Comprovante de Pagamento de Planos de Saúde. Gastos com a saúde são deduzidos do IR, sem limites, (do Associado e seus dependentes).

Dependente:

  1. Os filhos podem constar na declaração até os 21 anos, ou até os 24 anos se estiverem frequentando curso técnico ou faculdade. Filhos incapazes, não há limite de idade, mas é preciso ter documentos que comprovem incapacidade física ou mental para o trabalho.
  2. Companheira (o) pode ser incluída (o) como seu dependente se o casal tiver filhos ou conviver há mais de cinco anos. “É importante que o casal sem filhos faça um documento em cartório, a escritura de união estável, para comprovar a relação caso a Receita questione”.
  3. Netos, bisnetos e irmãos SÓ PODEM ser dependentes se eles não contarem com o apoio financeiro (arrimo) dos pais e SE O ASSOCIADO TIVER A GUARDA JUDICIAL deles….

Bens e direitos:

  1. Imóveis e Terrenos
  • Cópia da escritura pública, contrato particular de compra e venda.
  • Registro de imóveis atualizado, cópia de documento de transferência.
  • IPTU/NIRF de imóveis em seu nome.
  1. Veículos, Aeronaves, Embarcações
  • Documentos de aquisição de veículos e imóveis.
  • Cópia do Renavam dos veículos em seu nome.

O valor da declaração deve ser ter como referência custo de aquisição e não o valor atual de mercado.

Se for a primeira vez:

  1. Número da Identidade, CPF e Número do título de eleitor, do Associado.
  2. Comprovante de endereço atualizado com CEP.
  3. Número do CPF do cônjuge (se casado ou em união estável).
  4. Dados bancários, caso tenha imposto a restituir ou a pagar em débito automático.
  5. Se for a primeira vez conosco, cópia da Declaração de Renda do Ano Anterior.
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.