Rio de Janeiro inicia vacinação contra covid-19, Sinfa-RJ fará live sobre o tema na próxima 4ª feira

A idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, e a técnica de enfermagem Dulcinéia da Silva, de 59 anos, receberam as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas no Rio de Janeiro.

Em uma cerimônia simbólica marcada por aglomeração no Cristo Redentor, as duas receberam por volta das 18h20 desta segunda-feira (18) a injeção com a vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo. A cerimônia começou 1 hora e 20 de atraso.

Terezinha recebeu a primeira dose de Adélia Maria dos Santos, de 71 anos, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde desde 1979 e é uma das fundadoras do Programa de Imunização da cidade.

Adélia trabalhou nas primeiras campanhas de vacinação contra o sarampo e poliomielite. Diabética e hipertensa, trabalhou em regime de home office durante a pandemia.

“Quero voltar a trabalhar normalmente. Por ser idosa, mesmo não estando aposentada e tendo comorbidade, não posso ficar me expondo muito. Então, tenho que ter uma escala bem estrita. E, agora, com a vacina, eu espero que a gente, depois de um tempo, possa voltar a fazer o que eu sempre quis”, comemorou.

Atraso

Com quatro horas de atraso, chegaram pouco antes das 17h, no Aeroporto Santos Dumont, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro.

Uma aeronave comercial – cedida por um suplente de senador – trouxe parte do primeiro lote. De lá, as doses foram transportadas para o Cristo Redentor e para o centro de distribuição da Secretaria de Estado de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana.

Outros dois voos devem chegar ao Rio até a manhã de terça (19), com mais imunizantes. No total, a primeira leva contará com 487.520 doses, que deverão ser utilizadas para imunizar 232.521 fluminenses – duas doses para cada.

Até sábado (23), as primeiras quase 500 mil doses não serão aplicadas em postos. Serão vacinadas apenas os grupos abaixo, em locais estabelecidos pelo governo:

  • trabalhadores da Saúde que atendem diariamente pacientes com coronavírus (em CTI, enfermarias e emergências) — cerca de um terço dos profissionais da saúde;
  • pessoas com 60 anos em asilos ou abrigos;
  • pessoas com deficiência a partir de 18 anos moradores de abrigos e residências inclusivas;
  • População indígena vivendo em terras indígenas.
Sinfa-RJ promoverá live de Saúde sobre vacinação

A vacina chegou. E agora? É possível escolher qual vacina tomar? Há riscos para a saúde? Por quanto tempo as pessoas ficarão imunes?

Para responder estas e outras perguntas o presidente do Sinfa-RJ, Luís Cláudio de Santana, e a secretária geral Arlene Carvalho, vão receber o Dr. Bruno Scarpellini, médico MPHD em infectologia e epidemiologia, mestre em saúde pública pela Universidade de Pittsburgh, e a Chrystina Barros, pesquisadora integrante do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid19 da UFRJ e doutoranda em Administração no COPPEAD/ UFRJ.

Durante a Live desta quarta-feira, dia 20/01, às 15 horas, os especialistas vão explicar como funcionará o plano de vacinação, a eficácia das vacinas e vão esclarecer as dúvidas dos participantes.

*Contém informações de G1 e Sinfa-RJ


Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.