Reforma ou Deforma Administrativa? O Que os Servidores Públicos e a Sociedade podem perder com a PEC 32

Reforma ou Deforma? Nas Lives do Sinfa-RJ o termo “Deforma Administrativa” foi citado diversas vezes para se referir à PEC 32, uma vez que é a compreensão do Sindicato que essa proposta vem para piorar os serviços públicos e retirar direitos importantes dos Servidores Públicos. Ela se insere no quadro de ataques promovido pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que transfere as responsabilidades do Estado para a iniciativa privada, colocando a lógica do lucro antes das necessidades do povo Brasileiro. Nas próximas linhas, será exposto o porquê dos Sindicatos e outras instituições se posicionarem contra a PEC 32 e alguns pontos onde a Reforma Administrativa prejudica os Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas.

A PEC 32 busca mudar a forma como o Estado se organiza. Ela atinge quem já atua no serviço público, os aposentados, pensionistas e também toda a sociedade uma vez que tudo o que afeta o serviço público, afeta diretamente a população. Atinge a saúde pública, a educação, as estratégias para moradia popular, a qualidade com que a distribuição de energia, água e comunicação será realizada, entre tantas outras atividades que constituem a razão pela qual o Estado existe.

Um dos pontos mais problemáticos da PEC 32 está na questão das formas de contratação do Estado. Ela autoriza e facilita a contratação de trabalhadores para o serviço público por fora do Regime Jurídico Único, o que em nada favorece a eficiência do serviço prestado e fere um dos pilares que, em teoria, deveria reger as contratações do serviço público: o pilar da imparcialidade.

Pela Constituição Cidadã de 1988, as pessoas que realizam serviço público devem ser tecnicamente habilitadas e não devem ter compromissos de ordem político-partidária ou econômica, capaz de interferir em seu trabalho. É em razão disso que os Servidores Públicos devem ter segurança no trabalho (estabilidade), seleção criteriosa (por concurso público) e impessoalidade no processo de escolha. Novas formas de contratação ferem esses princípios e, com isso, o próprio serviço público em si. A Reforma também vem no conjunto de ideias que estimulam a terceirização, transferindo para a iniciativa privada responsabilidades do Estado, colocando a lógica do lucro acima das necessidades da sociedade e abrindo margem para “rachadinhas” e outras formas de corrupção estatal.

É verdade que, após muita pressão da sociedade, liderada pelas Centrais Sindicais e pelos Sindicatos do serviço público (o Sinfa-RJ entre eles), a Estabilidade foi mantida no projeto substitutivo. Só que com ressalvas, com pegadinhas. O projeto mantém, por exemplo, a exclusão de cargos considerados obsoletos (o que atinge os atuais servidores) e um regime de avaliação que estimula a avaliação do serviço e não do servidor, penalizando este último por um serviço que, por vezes, é sucateado pelo governante da instância em questão. Outros prejudicados são os funcionários de empresas estatais, que perdem o direito à estabilidade, abrindo margem para manobras fora das quatro linhas da constituição e abrindo as portas das empresas públicas para a corrupção.

O estímulo à contratação temporária e às terceirizações implicará na quebra constante na continuidade de serviços, para os quais o envolvimento, o conhecimento técnico e a qualificação são essenciais, além de prejudicar a memória das instituições. Não podemos nos esquecer também que a estabilidade é elemento capaz de dificultar e combater a corrupção, ao passo que garante a independência e mesmo a possibilidade de denúncias contra agentes públicos, sem que o denunciante possa ser sumariamente demitido pelo mesmo. Essa garantia não existirá para os contratados temporariamente ou para os terceirizados, daí apelidar-se a Reforma de “PEC da Rachadinha”.

Outro absurdo da (De)forma administrativa é a possibilidade de reduzir jornada e salário dos servidores (incluindo os atuais). Pela PEC fica permitida a redução de jornada com obrigatória redução salarial para contenção das contas públicas. Ou seja, a irresponsabilidade administrativa dos gestores públicos, mais uma vez, será paga pelos Servidores, se a proposta for aprovada.

Para Estados e Municípios, a PEC 32 apresenta ainda o problema da excessiva federalização, ferindo o pacto federativo que é um dos pilares da Nação. Pela proposta, o Governo Federal poderá editar normas que irão afetar servidores dos Estados e Municípios no que tange à criação e exclusão de cargos públicos, realização de concursos, questões remuneratórias, regime disciplinar, formas de contratação, entre outras questões. Ou seja, o ente federal, distante da realidade específica dos estados e municípios, vai poder dizer o que aquela localidade necessita, de que forma e com qual remuneração, podendo gerar prejuízos enormes à execução de políticas públicas locais.

Por essas e outras razões, consideramos que a Reforma vai deformar o serviço público e atacar os direitos dos Servidores e das Servidoras. Ela irá prejudicar a promoção de políticas públicas essenciais e por tal razão, o Sinfa-RJ é contra a PEC 32 e defende o cancelamento imediato da mesma!

Cancela Reforma Já! Junte-se a essa luta e vamos derrotar essa proposta de Paulo Guedes!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.