Reforma administrativa: especialistas acadêmicos participam de debate com grupo de trabalho da Câmara

Especialistas acadêmicos sugeriram melhorias nos concursos públicos, na capacitação e na avaliação de servidores durante o debate promovido nesta terça-feira (1º) pelo grupo de trabalho da reforma administrativa na Câmara dos Deputados. A discussão também contou com críticas aos supersalários nas carreiras jurídicas e recomendações sobre o número de carreiras e a progressão salarial no serviço público.

O professor Carlos Ari Sundfeld, da FGV Direito SP, defendeu mudanças no arcabouço jurídico, segundo a Agência Câmara de Notícias. Para ele, temas ligados à gestão pública deveriam ser retirados da Constituição e regulamentados por leis ordinárias, que permitem atualizações mais ágeis.

“Existe competência para o Congresso Nacional, por meio de lei, impactar toda a administração pública, inclusive no âmbito municipal e estadual? Sim. No ano passado, o Congresso Nacional, pela primeira vez na história do Brasil, aprovou uma lei nacional sobre concursos públicos”, falou Sundfeld, segundo a Agência Câmara de Notícias.

Já a professora Cláudia Passador, da USP, destacou que a reforma administrativa deve ser conduzida com bom senso e criticou a ideia de que a terceirização contribui para o combate à corrupção.

“Vocês acham que um trabalhador sem carreira, precarizado, não vai ceder às pressões políticas, que são históricas na administração pública brasileira? O Estado que temos hoje, apesar dos problemas, é a estrutura mínima que sustenta o chamado processo civilizatório”, afirmou, conforme registrado pela Agência Câmara de Notícias.

O debate foi presidido pelos deputados Pedro Campos (PSB-PE) e Luiz Carlos Hauly (Pode-PR). Também participaram os professores Rafael Rodrigues Viegas e Nelson Marconi, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); Humberto Falcão Martins, da Fundação Dom Cabral; Sergio Pinheiro Firpo, do Insper; e Carlos Vainer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.