Reforma Administrativa distorce realidade dos Servidores Públicos, diz Socióloga

Os argumentos favoráveis à chamada Reforma Administrativa distorcem a realidade do serviço e dos servidores públicos. Esta é a opinião de Graça Druck, professora titular de sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em mercado de trabalho.

“Se distorcem informações sobre suas reais condições, sobre o padrão salarial dos servidores públicos. Não se mostra a grande heterogeneidade”, defendeu ela durante o debate virtual Reforma Administrativa: O Alvo é Você!, promovido pela LBS Advogados. 

Como dados, a socióloga aponta que dos 12 milhões de funcionários públicos existentes no País, 57% estão nos municípios, onde os salários são os mais baixos do setor. 

No âmbito municipal, a média salarial do serviço público é de R$ 2.234 – enquanto o salário mínimo ideal, segundo o Dieese, é de R$ 3.585. 

“As remunerações mais altas estão no Judiciário e no Legislativo. A grande justificativa [para a reforma] é gasto com pessoal. Não há privilégios, exceto para a elite do funcionalismo e que é minoritária”, explicou. 

O próprio tamanho do funcionalismo é um dos mitos existentes no debate: “O número de funcionários públicos no Brasil é considerado modesto pelo Banco Mundial”. 

Cerca de 12% dos trabalhadores estão no serviço público. A média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 23%. Druck ainda lembrou que a reforma diminui o número de funções que terão estabilidade, o que pode representar a volta de formas de “coronelismo”. 

“Estabilidade é uma conquista. A proposta é uma precarização do serviço público. A estabilidade é importante para o servidor, mas principalmente para a sociedade. O servidor serve à sociedade, ao Estado, não ao governo”. 

Contexto e realidade dos servidores públicos

Druck localizou a proposta de reforma administrativa como parte de um contexto mais amplo: “A tendência do neoliberalismo é a mercantilização de tudo. Transformar tudo em mercadoria. E essa lógica se acirrou. Estamos em uma situação de fundamentalismo neoliberal. Não há limites morais e éticos para transformar tudo em mercadoria”, disse. 

Um dos exemplos do que chama de fundamentalismo no Brasil é a possibilidade de vacinação por entes privados. 

“O SUS está mostrando sua capacidade, apesar de todos ataques que vem sofrendo. E o que estamos vendo? Autorização de empresas privadas comprarem vacinas. Isso é muito cruel. Não existe isso em nenhum País do mundo”, criticou. 

Nesse sentido, a existência do serviço público se apresenta como um contraponto. 

“Servidores não estão subordinados diretamente à lógica da acumulação, da geração de lucros, da concorrência. Servidores públicos produzem bens coletivos”, disse. “[Mas] todos os bens públicos passam a ser objeto de desejo do Capital, objeto de privatização. O neoliberalismo não suporta conviver com trabalhadores que não se submetem à lógica mercantil”.

Fonte: Blog do Servidor Público Federal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.