Procura por prévia de contracheques com reajuste causa instabilidade no sougov.br

Segundo o Ministério da Gestão, problema ocorreu em razão do grande volume de acessos à plataforma

Jota

Diante do elevado número de acessos, com a disponibilização da prévia dos contracheques com reajuste dos servidores federais, a plataforma Sougov.br registrou instabilidade nesta quarta-feira (16/4).

Em comunicado, o Ministério da Gestão e da Inovação orientou “chefias e agentes políticos” a aguardar o “retorno da plataforma para realizar as ações necessárias”, diante das inconsistências.

Segundo o MGI, “a instabilidade causada na plataforma SOUGOV.BR ocorreu em razão do grande volume de acessos. As equipes de tecnologia do MGI estão empenhadas na solução do problema, para que o sistema volte a operar normalmente o mais rápido possível”.

Sobre os dados referentes aos reajustes, o MGI diz que é “importante ressaltar que se trata justamente de uma prévia do contracheque, para conferência, e que o valor que ali consta pode ser alterado”.

O ministério salientou que caso o servidor identifique alguma inconsistência ele deve procurar a área de gestão de pessoas do seu órgão. A prévia do contracheque permanecerá disponível até esta quinta-feira (17), às 15h.

O presidente Lula sancionou, na última quinta (10/4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Com isso, o MGI confirmou que o pagamento de abril, que cai na conta dos servidores no dia 2 de maio, já terá o valor reajustado, além dos retroativos a partir de janeiro.

Os reajustes serão efetuados com base na MP 1286, encaminhada ao Congresso no final do ano passado, e cujo prazo de vigência foi estendido até o dia 2 de junho.

Incidência de IR sobre retroativos

A pasta ainda informou sobre como será calculado o Imposto de Renda referente aos pagamentos retroativos. “Sob o ponto de vista de cálculo do IR, será realizado da mesma forma que é realizada nos outros meses. Somando-se todos os rendimentos em que há incidência de IR e aplica-se a respectiva faixa de tributação”.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.