Orçamento de 2025 será votado na próxima semana. Reajuste federal depende de aprovação

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) anunciou que a votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLO) de 2025 ocorrerá no dia 19 de março, quarta-feira da próxima semana. A decisão foi confirmada pela assessoria do colegiado, após um acordo entre o presidente da CMO, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), e o relator do PLN 26/2024, senador Angelo Coronel (PSD-BA). O reajuste do funcionalismo federal depende da aprovação do Orçamento para entrar em vigor. O governo federal já anunciou que o incremento será pago retroativamente a janeiro deste ano.

A leitura do relatório final, elaborado por Coronel, está prevista para o dia 18 de março, véspera da votação. Além disso, uma reunião dos líderes partidários da comissão está agendada para esta terça-feira (dia 11), embora ainda não tenha sido divulgada a pauta do encontro.

Após a aprovação na CMO, a proposta orçamentária precisará ser submetida à votação no Congresso Nacional. Até a manhã desta segunda-feira (dia 10), não havia sido convocada uma sessão deliberativa conjunta entre senadores e deputados.

Atraso de quatro meses

A votação do orçamento de 2025 estava originalmente prevista para dezembro do ano passado, mas foi adiada devido a um impasse relacionado às emendas parlamentares.

Decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) limitaram o pagamento das emendas até que fossem definidas regras mais rígidas de transparência e rastreabilidade dos recursos.

O impasse foi resolvido no final de fevereiro, quando o ministro Flávio Dino, do STF, homologou um plano de trabalho desenvolvido pelo Senado, pela Câmara dos Deputados e pelo Poder Executivo.

O plano estabelece medidas para garantir maior transparência na execução das emendas parlamentares.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.