Ministra Esther Dweck anuncia divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho

Secretaria de Relações de Trabalho vai dialogar com servidores e a Secretaria de Gestão de Pessoas vai fazer a gestão de pessoal. Ministra explicou que a divisão é necessária pelo excesso de atribuições na mesma secretaria, tem por objetivo aprimorar a eficiência e não vai criar novos cargos

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (24/5) a divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT). A ministra explicou que optou por dividir em duas as equipes da secretaria, separando as atribuições, sem criação de novos cargos, visando aprimorar a eficiência das áreas. 

A Secretaria de Gestão de Pessoas ficará a cargo do economista José Celso Cardoso Jr.. A Secretaria de Relações de Trabalho ficará sob a responsabilidade de José Lopes Feijóo. “É necessário resolver um problema concreto que é o excesso de atribuições no âmbito da mesma secretaria e, portanto, sob a responsabilidade do mesmo secretário ou secretária”, explicou a ministra. “Por outro lado, é também uma medida de gestão com foco no aumento da eficiência, pois com a especialização e autonomia, cada secretaria passa a concentrar os esforços na área finalística sob sua responsabilidade”, complementou Esther Dweck. 

O novo secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., que é doutor em Economia e também servidor do IPEA, esclareceu que tem atuado em cargos de direção e gestão, mas, nos últimos anos, sobretudo estudado profundamente as questões de Estado no Brasil. “Esse estudo nos abriu a cabeça para questões que precisam ser enfrentadas. Acho que aqui nessa Secretaria [de Gestão de Pessoas] temos a oportunidade de elaborar uma interpretação progressista e positiva sobre a capacidade de executarmos mais e melhor as políticas públicas”, destacou. 

O novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, que acumula larga experiência como sindicalista, declarou: “se a gente conseguir desempenhar bem a tarefa que nos é dada e, com isso, conseguir as condições adequadas que os companheiros do funcionalismo público reivindicam – dentro, naturalmente, dos recursos e orçamento disponíveis – isso faz bem para a população brasileira, que é objetivo final de todos nós, que é termos um serviço público de qualidade”. 

Atribuições 

A Secretaria de Gestão de Pessoas fica responsável pela folha de pagamentos do governo federal e por outros temas relacionados à gestão de pessoas, como desenvolvimento de pessoas e provimento e movimentação de pessoal. Já a Secretaria de Relações de Trabalho é competente pela Mesa Nacional de Negociação Permanente e por outros temas relacionados às relações de trabalho, como remuneração, saúde do trabalhador e segurança no trabalho. A definição detalhada da competência de cada secretaria será publicada em Decreto. 

Até a nomeação dos dois, após a criação das duas secretarias, a SGPRT continua sendo liderada por Meri Lucas, que assumiu interinamente após a saída de Sérgio Mendonça, eleito vice-presidente de Pessoal da Caixa. 

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.