As renegociações com servidores federais serão reabertas
A mesa de negociação permanente com servidores federais será retomada nesta terça-feira (dia 7), depois de anos suspensa. Na pauta, um tema unificado entre as categorias: o reajuste salarial dos trabalhadores do Executivo. A volta das atividades, que garante aos representantes sindicais um espaço de negociação direta com os ministérios competentes, será oficializada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em solenidade na sede da pasta.
No evento desta terça-feira, estarão presentes os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Renda), Carlos Lupi (Previdência Social), Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Representantes de servidores federais também vão acompanhar a solenidade. No começo de janeiro, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que representa 36 categorias do funcionalismo federal, enviou ao governo um ofício defendendo a recomposição salarial como prioridade máxima entre as categorias.
No documento, eles destacam que os servidores enfrentam uma desvalorização salarial de 27%, levando em consideração a inflação acumulada desde a última correção, há seis anos. E destacam que membros dos poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público e a Defensoria Pública da União, receberam atualizações nos valores ainda em 2022.