Quinta edição do programa ‘visa fortalecer a diversidade e inclusão’
O programa LideraGov, iniciativa da União para a formação de lideranças públicas, chega à sua quinta edição com uma proposta ainda mais inclusiva e representativa. O edital do programa foi publicado nesta semana, destacando. Serão ofertadas 50 vagas, com critérios para garantir a participação de pessoas negras, com deficiência, indígenas, quilombolas e trans.
As inscrições para o LideraGov 5.0 ocorrerão exclusivamente pela internet, no Sistema de Processos Seletivos da Enap. O período de inscrição começa no dia 10 de janeiro de 2025, às 14h, e vai até 02 de fevereiro de 2025, às 23h45 (horário de Brasília). Para se inscrever, os candidatos devem estar cadastrados no site Gov.br.
O processo seletivo será dividido em três etapas: uma avaliação curricular, seguida por um vídeo de apresentação e um estudo de caso. O programa é destinado exclusivamente a servidores públicos efetivos da administração pública federal do Poder Executivo. Os candidatos devem possuir diploma de nível superior e não ocupar cargos comissionados executivos (CCEs) ou funções de nível 13 ou superior ou equivalentes.
O movimento é parte das estratégias do governo para corrigir desigualdades estruturais, “favorecendo a inclusão de grupos historicamente excluídos do processo decisório”. O programa garante paridade de gênero, assegurando a igualdade de representação entre homens e mulheres.
Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o LideraGov 5.0 também conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Fonte: Jornal Extra
Foto: Agência Brasil