IR 2023: Receita libera na quinta-feira consulta a 4º lote de restituições com 6,1 milhões de contribuintes

Receita Federal vai liberar na próxima quinta-feira (dia 24), às 10h, a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) com 6.118.310 contribuintes. O valor será depositado no dia 31 de agosto. Este lote contempla também devoluções residuais de exercícios anteriores.

Desta vez, serão liberados RS 7,5 bilhões. Desse total, R$ 914.419.749,81 serão pagos a contribuintes com prioridade de recebimento garantida por lei, sendo 11.960 idosos acima de 80 anos, 86.427 pessoas entre 60 e 79 anos, 9.065 cidadãos com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 30.453 trabalhadores cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Segundo a Receita Federal, o quarto lote ainda vai incluir 219.288 contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a devolução via Pix, o que a partir deste ano garante preferência na hora da restituição.

Por fim, foram contempladas 5.761.117 pessoas sem prioridade que entregaram suas declarações até o dia 29 de maio deste ano.

Como consultar

Para saber se sua restituição foi incluída neste quarto lote, o contribuinte deve acessar a página www.gov.br/receitafederal, clicando em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve selecionar em “Consultar a Restituição”.

A página vai permitir uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração (por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC). Se o interessado identificar alguma pendência em sua prestação de contas ao Leão, é possível retificar a declaração. Outra opção de consulta é acessar o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Se, por algum motivo, o depósito não for feito (se a conta informada foi encerrada, por exemplo), o valor ficará disponível para saque por um ano no Banco do Brasil. Se isso acontecer, o contribuinte poderá reagendar o crédito do valor pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após um ano, o interessado deverá requerer a restituição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Jornal Extra
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.