Imposto de Renda: Receita Federal abre hoje consulta de restituição de outubro

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Receita Federal libera hoje, a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de outubro de 2022. Ao todo, 471.447 contribuintes receberão no total R$ 800 milhões.

Serão pagos do montante liberado, R$ 269.910.856,86 aos contribuintes com prioridade legal, sendo 6.483 idosos acima de 80 anos. Outros 54.365 têm entre 60 e 79 anos; 5.516 possuem deficiência física, mental ou moléstia grave e 23.070 têm cuja maior fonte de renda seja o magistério também serão beneficiados neste lote.

O restante será destinado a 382.013 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio.

O contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal) para saber se a restituição está disponível, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a restituição”. A página apresenta os canais de prestação de serviço, as orientações, permite uma consulta simplificada e completa da situação da declaração através do extrato de processamento. Basta acessar no e-CAC.

Em caso de pendência, o contribuinte poderá corrigir as informações que possivelmente estejam erradas. Na plataforma Gov.br é possível também consultar o andamento da restituição e ao acessar a página é preciso clicar no botão “Iniciar”, de cor verde no destaque na tela, e inserir os dados e avançar. Demais serviços podem ser acessados por meio da opção “Serviços” no menu do site Gov.br

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária citada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Caso o crédito não for realizado por algum motivo, (por exemplo, conta desativada) os valores ficarão disponíveis para resgate até um ano no Banco do Brasil (BB). O cidadão deverá agendar o crédito do valor pelo Portal BB, no site https://www.bb.com.br/irpf ou entrar em contato na central de relacionamento no telefone 004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, deverá acessar o site da Receita Federal pelo Portal e-CAC, acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.