Imposto de Renda: Como saber se você caiu na Malha Fina?

Malha Fiscal ou Malha Fina é um processo de verificação de inconsistências na sua Declaração do Imposto de Renda. Se sua Declaração tinha Saldo a Restituir e você ainda não recebeu, você pode estar na Malha Fiscal ou Malha Fina.

A malha é uma espécie de “filtro” para as Declarações que chegam, na base da Secretaria da Receita Federal – SRF, onde são verificadas a existência de pendências, impossibilitando a sua restituição, e em alguns casos resultando em valor a pagar, devido a alguma falta de dado(s) declarado(s).

Na Malha Fina, o cruzamento das informações é feita de forma tecnológica, onde as declarações do Imposto de Renda dos contribuintes, nos modelos completo e simplificado, são confrontados, cruzados de forma eletrônica, com as demais informações constantes na base da Receita Federal.

Existem algumas pendencias clássicas:

  • Rendimento, não lançado;
  • Recebimentos de Resgate de Previdência Privada, não lançado;
  • Recebimentos de RPV / Saque Processo Judicial, não lançado;
  • Deduções Ilegais de Dependentes, neto;
  • Deduções Ilegais de Despesas com Saúde, sem comprovação, etc., e
  • Outras.
O que fazer se cair na malha fina?

Os contadores que prestam serviços ao Sinfa-RJ fazem a Declaração mediante as informações e documentos passados pelo seus filiados. Se sua Declaração tinha Saldo a Restituir e você ainda não recebeu, você pode estar na Malha e se esse for seu caso, entre contato com o Sinfa-RJ que estaremos disponibilizando o atendimento do nosso especialista para atendê-lo.

Em tempos de pandemia esse procedimento poderá ser feito em atendimento remoto pelos telefones (ligação) 21 98485-4125, 21 97106-6611, 21 99978-0584 ou 21 98561-0132, ou pelo WhatsApp (ligação e mensagens) 21 98485-4360 ou 21 98561-0128, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

O Sinfa-RJ sempre atuando para atender da melhor forma todos seus filiados (as).

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.