Governo federal quer abrir mais dez mil vagas em concursos públicos, segundo ministra Esther Dweck

O governo pretende reforçar a abertura de vagas em concursos este ano. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo que pretende abrir mais oito mil a dez mil vagas e antecipar parte do cronograma de seleções previsto para o próximo ano.

Neste ano, o governo já anunciou 8.360 vagas (sem contar as nomeações de concursos já realizados). Quando se inclui na conta o impacto das nomeações, o gasto do governo chega até agora a R$ 1,69 bilhão.

Na entrevista, Esther lembra que se o concurso for realizado em 2024, o aprovado só deve ingressar no setor público em 2025, faltando apenas dois anos para o fim da atual gestão. Ela salienta, porém, que, para ampliar as vagas previstas, ainda precisa discutir o assunto com a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Ela afirmou, porém, acreditar que não vai faltar recurso para a reposição de pessoal.

Ainda não há previsão de gastos com a abertura das novas vagas porque é preciso definir quais carreiras serão escolhidas. Além disso, será necessário fazer uma análise sobre o impacto da digitalização na demanda por pessoal.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.