Servidores podem contribuir anonimamente para pesquisa, que visa modernizar práticas de gestão e comparar resultados com outros países
A pesquisa sobre a gestão do trabalho na administração pública federal, que visa aprimorar práticas como o teletrabalho e a avaliação de desempenho, foi prorrogada até sexta-feira, (dia 7). Servidores e servidoras federais podem participar respondendo a um formulário elaborado pelo INA, com foco no Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do governo federal.
O objetivo da pesquisa é identificar oportunidades de melhoria nas condutas de teletrabalho e nos processos de avaliação de desempenho, ambos elementos-chave do PGD.
Respostas são anônimas
O questionário, com um tempo estimado de preenchimento de seis minutos, busca contribuições de servidores federais sobre como essas práticas podem ser aprimoradas para avançar na modernização da gestão pública. As respostas são anônimas e tratadas de maneira confidencial.
Não é necessário ser participante do PGD para responder ao questionário, tornando a pesquisa acessível a todos os servidores federais. Além disso, os representantes titulares da Rede PGD terão a oportunidade de preencher um formulário específico, focado na visão dos dirigentes máximos dos órgãos públicos.
Comparação internacional
A pesquisa não se limita ao Brasil. Os resultados serão analisados comparativamente com os países que fazem parte do Conselho Diretor do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), o que permitirá a formulação de recomendações e estratégias fundamentadas para o futuro, alinhadas com a realidade de cada país.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Instituto Nacional de Administração (INA), de Portugal.