Encontros setoriais da CondSef já têm calendário definido

A última reunião do Conselho Deliberativo das Entidades da Condsef/Fenadsef, realizada em 11 de agosto por videoconferência, consolidou calendário de Encontros setoriais. As reuniões têm como pauta principal discussões sobre reivindicações específicas de cada setor, planos de lutas e eleições de coordenações nacionais. Até o momento, Aposentados e Pensionsitas, Ex-territórios e Anistiados, Empresas Públicas e Educação e Cultura já se organizaram.

Na semana passada, o setor de Educação e Cultura deliberou pela Campanha em Defesa da Vida dos Servidores do IPHAN e Contra ao Retorno do Trabalho Presencial, que ameaça os funcionários. Para garantir a segurança do pessoal, as entidades representativas dos trabalhadores decidiram por mobilização de construção de uma greve sanitária, em que há recusa de retorno presencial, sem paralisação dos serviços prestados.

Foram referendados integrantes da coordenação nacional de Educação e Cultura Flávia Hirom Takahashi (RO), João Carlos Lima Martins (MA), José Olímpio (MT), Larissa Guimarães (RR), Michel Correia (DF), Ruth Vaz Costa (GO) e Vera Maiorka Sape (SC).

“Novo normal”

Todos os encontros serão realizados por meio de plataformas online, respeitando as medidas de isolamento para combate à pandemia do novo coronavírus. Até o momento, segundo dados do Ministério da Economia, 1.638 servidores da União estão afastados por Covid-19. 47% dos trabalhadores estão em regime de teletrabalho e a discussão sobre retorno presencial ao serviço deve ser destaque nas reuniões setoriais previstas. 

Greves sanitárias são sinalizadas como possibilidade de ação para manutenção das medidas de distanciamento social. Os links de acesso aos encontros serão enviados por e-mail às entidades filiadas, que disponibilizarão aos servidores habilitados.

Próximos encontros

Nesta semana, Meio Ambiente e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) abrem os trabalhos que se estenderão pelos demais setores até fins de setembro. Trabalhadores das carreiras ambientais enfrentam desmontes preocupantes das políticas de preservação e fiscalização que resultam em aumento de desmatamento, queimadas, grilagem e garimpo ilegal. Perseguições a servidores e assédio moral também têm sido relatados com frequência.

Ainda nesta semana, também se reunirão servidores da Economia e trabalhadores dos extintos ministérios do Trabalho, da Fazenda, do Planejamento e da Infraestrutura. Servidores do setor de Ciência e Tecnologia encerram os encontros de agosto. Em setembro, será a vez dos trabalhadores da Saúde, bem como dos civis dos órgãos militares, dos servidores da Segurança e da Advocacia Pública. O último encontro previsto é do setor de Agricultura e Reforma Agrária, que será realizado em 26 de setembro.

Confira abaixo o calendário completo:

15/08: DEC – Educação e Cultura;
21/08: DENTMA – Meio Ambiente e DNOCS;
22/08: DEMIEC – Ministério da Economia, Ex-Ministério do Trabalho, Fazenda, Planejamento e Infraestrutura;
29/08: C&T – Ciência e Tecnologia;
05/09: DESC – Saúde;
12/09: DOMC – Civis dos Órgãos Militares;
19/09: DESAP – Segurança e Advocacia Pública;
26/09: DARA – Agricultura e Reforma Agrária.

Fonte: CondSef

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.