Consignado do INSS: bancos começam a retomar linha de crédito a aposentados com novo teto

Sem um acordo entre ministros do seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo sobre os juros do consignado para os aposentados e pensionistas do INSS. Ele decidiu que o novo teto será de 1,97% ao mês, encerrando duas semanas de impasse.

Com o novo teto, os bancos já começam a retomar a concessão de consignado no INSS. A Caixa Econômica Federal, que já praticava taxa abaixo do novo teto, informou que pretende reabrir a linha de crédito logo que o novo parâmetro for publicado no Diário Oficial.

O Bradesco também informou que vai voltar a operar normalmente o consignado INSS a partir desta quarta-feira, 29. Isso significa que o banco privado terá de baixar seu juro para essa modalidade, que era de 2,03% ao mês.

O Banco do Brasil informou que vai voltar a operar imediatamente a linha de crédito consignado para beneficiários do INSS. O BB já praticava uma taxa um pouco abaixo do novo teto: 1,95% ao mês. “O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes.”, afirmou o banco estatal.

O Itaú e o C6 Bank ainda avaliam a decisão e quais serão seus próximos passos em relação à linha de crédito. Os demais ainda não responderam.

Esse novo teto exigirá que 21 bancos reduzam as taxas que praticam hoje nesses empréstimos, cujos parcelamentos são descontados dos benefícios, na folha do INSS. Segundo dados do Banco Central, dos 39 bancos que operam essa modalidade de crédito, 18 praticavam taxas abaixo de 1,97% ao mês.

Apenas quatro praticavam taxas abaixo de 1,7% ao mês, o teto que chegou a ser aprovado no CNPS há duas semanas e provocou uma crise entre governo e bancos. As instituições alegaram que 1,7% não cobre os custos das operações.

O teto da taxa do cartão de crédito consignado para os aposentados também deve subir na mesma proporção de 2,62% ao mês para 2,89%.

O empréstimo consignado foi suspenso há 13 dias em vários bancos, após Lupi ter aprovado no CNPS redução do teto dos juros de 2,14% ao mês para 1,70%. Os bancos têm participação no colegiado, mas perderam durante a votação. O governo tem maioria no colegiado.

Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram redução do teto da taxa do cartão consignado, de 3,06% ao mês para 2,62%.

Fonte: Jornal Extra
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.