8 de Março: Dia Internacional da Mulher

É comum que muitas pessoas olhem para o 8 de Março apenas como uma data de homenagens às mulheres. Comum, porém equivocado. Diferente de outras datas comemorativas, o 8 de Março não é uma data comercial, é uma data com raízes históricas profundas que precisam ser respeitadas. É um dia de luta por emancipação, por direitos e, acima de tudo, pela vida das mulheres. Uma data em que o Sinfa-RJ rende suas homenagens à todas as Servidoras Civis do Ministério da Defesa mantendo-se firme na luta pelos direitos da categoria.

A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, com o nome de Dia Internacional da Mulher, mas é comemorada desde o início do século 20. Nessa data, mulheres, de todas as raças, credos e sexualidades tomam as ruas para reivindicar igualdade de gênero.

A origem da data tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Hoje, no Rio de Janeiro, as mulheres irão se concentrar a partir das 16 horas na Igreja da Candelária para marchar em defesa dos seus direitos. Na pauta, o fim da violência contra a mulher, a luta contra a Reforma Administrativa e a exigência de justiça para Marielle Franco. Será mais um capítulo de nossa história onde as mulheres irão às ruas tomar o protagonismo nas lutas populares do povo brasileiro.

Em Brasília, Servidoras do Sinfa-RJ participarão do ato organizado pelo Sindicato pelo reajuste da Categoria em frente ao Ministério da Defesa. Outros atos irão acontecer em diversos locais pelo país. Mais do que um dia de homenagens, o 8 de Março é um grande dia de luta para as mulheres!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.