As agências bancárias de todo o país não vão funcionar durante o carnaval: nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), a decisão segue o que determina a Resolução 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Na Quarta-feira de Cinzas (dia 22), o expediente terá início ao meio-dia, de acordo com a hora local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das unidades.
Ainda de acordo com a Febraban, nos lugares onde as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de forma a garantir o mínimo de três horas de atendimento ao público.
Durante o período de carnaval, a Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais dos bancos, como sites e aplicativos, para transferências e pagamentos de contas.
As contas de consumo (água, luz, gás e telefone) e os carnês com vencimento nos dias de festa poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao carnaval (Quarta-feira de Cinzas). Em geral, alerta a Febraban, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).