MGI confirma nova reunião da MNNP para 22 de outubro

Com a confirmação oficial, cresce a expectativa dos servidores por avanços concretos em pautas prioritárias que seguem pendentes, como a equiparação de benefícios, a criação de um auxílio-nutrição, a regulamentação da negociação coletiva e outras demandas históricas.

 

Após pressão das entidades que compõem a bancada sindical da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou a nova data da próxima reunião: quarta-feira, 22 de outubro.

Inicialmente prevista para agosto, a reunião foi adiada com a justificativa de que o governo só retomaria o diálogo após reunir respostas às pautas protocoladas pela bancada sindical em janeiro.

Com a confirmação oficial, cresce a expectativa dos servidores por avanços concretos em reivindicações centrais que permanecem pendentes.

Entre os principais pontos estão a equiparação dos benefícios entre os Três Poderes e a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que trata da negociação coletiva no setor público. Também segue em destaque a criação de um auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, que ainda não têm acesso a benefício semelhante.

MNNP: negociações precisam avançar

A reabertura da MNNP em 2023 foi considerada uma conquista da mobilização dos servidores, mas os avanços práticos até agora são limitados.

Na segunda reunião, realizada em 12 de junho, a pauta foi dominada pelo Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa, tema que passou a tramitar na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, reafirmou a posição do governo contra pontos críticos da proposta, como o fim da estabilidade, a precarização dos vínculos e o desmonte dos serviços públicos essenciais.

Expectativas e mobilização

Apesar do posicionamento crítico do governo sobre a reforma, os servidores esperam que a próxima reunião foque nas pautas urgentes da categoria, e não apenas nas discussões do projeto em tramitação.

A luta contra a reforma administrativa continua sendo uma preocupação central, mas a cobrança por respostas concretas às demandas já formalizadas há quase um ano é crescente.

A nova data reacende a expectativa por um diálogo mais efetivo, com encaminhamentos reais às necessidades dos servidores públicos.

CLIQUE AQUI e Confira a íntegra da proposta unificada da bancada sindical protocolada na sexta-feira, 31, junto ao MGI

Com informações: Condsef/Fenadsef
Foto: Pedro França/Agência Senado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

0 resposta em “MGI confirma nova reunião da MNNP para 22 de outubro”