O livro “Almas sem Farda”, de autoria de Sérgio Amaro, que fala sobre o dia a dia dos Servidores Civis do Ministério da Defesa – Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica terá uma sessão de autógrafos nos dias 5 e 6 de Setembro no RioCentro, durante a XIX Bienal do Livro.

A obra de Sérgio Amaro mostra que a história é repetitiva. Nela, o autor acompanha traços históricos dos trabalhadores nos órgãos militares, desde o 1º ciclo Industrial Militar até a Estratégia Nacional de Defesa atualmente. Evidentemente, algumas coisas do passado ainda estão em evidencia, as ideias liberais, o relacionamento entre militar e trabalhador, ora, os civis lotados nos Comandos Militares são como outros trabalhadores brasileiros de profissões variadas, submetidos á subalternidade vendendo a mão de obra barata.
Além disso, o autor aborda problemas como as ameaças de desmonte do serviço público, de terceirização, de quarteirização, a falta de concurso público, dentre outros problemas sempre apontando para a necessidade de uma consciência popular.
A produção literária vem na sua 2° edição, sendo que 1° em 2016, pela Editora Nelpa Ltd. Á obra relata uma narrativa sobre a história dos trabalhadores (as) lotados nas Forças Armadas desde a sua formação no se.XVII pelo Imperador DPedro até os dias atuais no séc. XXI.
Aqui, caro leitor(a)…
Você encontrará as lutas e conquista, obstáculos e desembargos destes trabalhadores (as) lotados na Marinha, Exército e Aeronáutica tudo em uma breve dos mesmo pelo Brasil.
O autor descreve neste livro a trajetória oculta , porém oculta e informativa sobre nossos heróis , isto é, “Almas sem Fardas.”
Professora Michele Moreira