Sinfa-RJ presente no ato de assinatura do protocolo da Mesa Nacional De Negociação

A portaria com os princípios e regras de funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) foi assinada nessa terça-feira, 11. Pela dimensão do feito e toda a simbologia que o envolve, a assinatura contou com um ato solene, no edifício-sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília, com direito a transmissão ao vivo pelas redes sociais e a presença maciça do movimento sindical.

O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, destaca que depois do reajuste emergencial que assegurou 9% na remuneração e acréscimo de R$200 ao auxílio-alimentação dos servidores do Executivo, a instalação definitiva da mesa de negociação inaugura o início de uma nova jornada.

“Lutamos muito por isso. Passamos os últimos sete anos praticamente na escuridão e agora vamos trabalhar pelos avanços que servidores e serviços públicos necessitam”, pontuou.

O protocolo da Mesa estabelece os princípios e premissas que regem as relações funcionais e de trabalho no setor público, com o propósito de garantir espaço permanente, paritário, legítimo e democrático para a negociação coletiva no serviço público. O regimento interno, por sua vez, dispõe sobre a natureza, finalidade, competência, composição, organização e funcionamento, além de ampliar os princípios e preceitos previstos no protocolo.  

A ideia é que a Mesa Central se reúna ordinariamente a cada três meses, mas reuniões extraordinárias, desde que decididas consensualmente, podem ser realizadas a qualquer momento. E as decisões são registradas em termos de acordo. A pauta geral da categoria deve ser apresentada sempre nos meses de janeiro, para que em fevereiro comecem as negociações.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.