A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo da União (Funpresp-Exe) facilitou, nesta quinta-feira (dia 2), o acesso a crédito por empréstimos consignados. A taxa de administração — paga a gestores que trabalham na curadoria do fundo de investimento — caiu para 1,6%. Até quarta-feira, o percentual era de 2%.
A taxa de administração será diluída durante todo o período de contrato, que pode variar de seis a 96 meses. A medida foi anunciada no mês em que a Funpresp-Exe completa dez anos.
O percentual faz parte do custo efetivo total para a contratação do crédito, como juros, tributos e seguro. A modalidade pode ser contraída por sevidores do Executivo federal com reserva individual de, pelo menos, R$ 4 mil e ao menos seis meses de vinculação ao plano.
A redução foi possível, segundo o diretor de Investimento da Funpresp, Gilberto Stanzione, porque a arrecadação com a taxa de administração foi superior ao custo da operação de crédito. Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, a fundação não arrecada mais que o necessário para seu funcionamento.
O empréstimo consignado pode ser contratado por participantes do plano ExecPrev, que devem autorizar a Funpresp a realizar a operação por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) do do Executivo da União.