Relator do Orçamento contradiz Bolsonaro sobre aumento a servidores em 2022

O relator do Orçamento de 2022, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) disse não haver espaço nas contas do governo para um reajuste salarial aos servidores no ano que vem. A afirmação contradiz o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que prometeu um aumento para todos os funcionários públicos federais caso o Senado aprove a PEC dos Precatórios.

A declaração de Leal foi em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Não sei de onde ele tirou isso. Não está no nosso cálculo. Particularmente em nenhum momento foi trabalhado isso”, disse Leal à reportagem. “Eu não trabalhei com esse cálculo”.

A PEC (proposta de emenda à Constituição) contorna o teto de gastos e abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 ao adiar o pagamento de dívidas judiciais e mudar a correção do teto de gastos, a regra que impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação.

“A inflação chegou a dois dígitos, então conversei com (o ministro da Economia) Paulo Guedes. Em passando a PEC dos precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles merecem, mas é o que nós podemos dar. A todos os servidores federais, sem exceção”, disse Bolsonaro, durante visita ao Bahrein.

A PEC foi aprovada pela Câmara e vai ser votada agora no Senado. Em entrevista mais cedo, o líder do governo na Casa, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) disse ter tido uma reunião proveitosa sobre o assunto.

Fonte: UOL com Estadão Conteúdo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.