Sinfa-RJ alerta servidores sobre venda casada

Durante a live transmitida na última quarta-feira (22), onde os empréstimos consignados foram debatidos pelo Presidente do Sinfa-RJ e um conjunto de especialistas que prestam serviços ao Sindicato, os associados e associadas do Sinfa-RJ foram orientados a ter atenção com a prática ilegal da venda casada em contratos de consignação.

Na transmissão, um dos especialistas convidados, o perito contador especialista em Imposto de Renda e cálculo judicial, Francisco Jorge, explicou que os empréstimos consignados, que se apresentam de duas formas: a tradicionalmente conhecida e na modalidade de cartões de crédito consignados, que não é vantajoso para os servidores. Quando abordou especificamente os empréstimos consignados, o perito expôs a questão das vendas casadas, que são feitas aos servidores no ato da contração desses serviços. O contador classificou como ilegal a prática da venda casada e contou para os associados como que, prestando serviços ao Sinfa-RJ, descobriu a origem da prática.

“Quando nós estávamos fazendo as declarações de imposto de renda, nós observávamos que, em diversos informes de rendimento existiam dedução de algumas empresas de previdência privada. O que me chamou atenção é que, a previdência privada, normalmente é contratada pelo funcionário que está na ativa e faz uma previdência privada para quando se aposentar. Só que essas pessoas, donas dos demonstrativos financeiros, estavam aposentadas. A contratação não fazia sentido e fomos investigar se havia alguma fraude ou equívoco. Quando analisamos o contracheque dos associados, descobrimos que se tratava de vendas casadas. Quando um servidor aposentado fazia um empréstimo, ele acabava automaticamente contratando uma previdência privada.” – contou, Francisco Jorge.

Veja abaixo o vídeo do momento em que a questão das vendas casadas foi debatida na live do último dia 22.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.