Reajuste será uma das primeiras ações pós-eleição, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 2ª feira (21.fev.2022) que o reajuste a funcionários públicos federais deve ser uma das primeiras medidas a serem implementadas depois das eleições e no início da próxima gestão. Na avaliação do ministro, o presidente Jair Bolsonaro pode esbarrar na Lei Eleitoral se der um aumento neste momento aos trabalhadores do governo.

Guedes afirmou, porém, que os aprovados nos concursos públicos podem ser chamados para trabalhar ao longo do ano. “Os concursos serão atendidos parcimoniosamente”, declarou.

O ministro comentou sobre o tema durante entrevista ao programa Direto Ao Ponto, da Jovem Pan News, na noite desta 2ª feira.

Outra sinalização para o período eleitoral foi a ideia de Guedes de dar parte do dinheiro das privatizações para os mais pobres: “Isso pode ser parte de uma candidatura eleitoral, dizendo o seguinte: sabe aquilo que nós queríamos privatizar e foi muito difícil? Se nós ganharmos essa eleição, não vamos só privatizar como vamos dar ao povo o que é do povo -em vez de aparelhar essas empresas e desviar recursos”.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Guedes afirmou que todas as revisões de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vão ser para cima, até 1,5% ao longo de 2022.

Muitos analistas do mercado esperam uma contração da economia do Brasil neste ano.

Para Guedes, eles estão errados. “Eles vão errar outra vez. Eu não tenho a menor dúvida”.

O ministro aproveitou a deixa para criticar previsões de órgãos internacionais: “Toda hora fazem previsões em que subestimam o Brasil e superestimam o que acontece com eles. Na verdade, nós vacinamos mais do que eles. Nós crescemos mais do que a média. Esse ano vai acontecer a mesma coisa”, afirmou.

“Nós podíamos estar saindo a um crescimento de 6,5%. Só que nós aproveitamos a recuperação forte da economia, nós atenuamos os estímulos fiscais e monetários para que a gente possa crescer de uma forma mais sustentável.”

ERROS DO GOVERNO

O ministro disse que cometeu alguns erros durante a gestão dele. Afirmou que esperava ajuda de alguns setores e não o teve. “Eu subestimei o establishment”.

Em relação ao governo Bolsonaro, falou que teve o “apoio de muita gente” e “pouco apoio de muita gente”.

Na avaliação de Guedes, a gestão bolsonarista deve continuar no poder.

“O que nós temos que fazer é mais do que estamos fazendo, e ir aperfeiçoando.”

Fonte: Poder 360

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.