Marcha das Margaridas toma as ruas de Brasília

Dirigentes do Sinfa-RJ, da CTB-RJ e de outras entidades participaram da Marcha das Margaridas

Acordadas desde as 5h da manhã, mais de cem mil mulheres, do campo e da cidade, levantaram acampamento, montado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e marcharam 6 quilômetros em direção ao Congresso Nacional. A Secretária Geral do Sinfa-RJ, Arlene Carvalho, acompanhou a tradicional manifestação.

Munidas de seus tradicionais chapéus de palha e trajes roxos de todos os tons, coloriram a esplanada dos ministérios sob o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) de quatro em quatro anos desde os anos 2000, essa edição, a 6ª, contou com um número recorde de mulheres. As organizadoras estimam cerca de cem mil manisfestantes de todos os estados brasileiros.

“A Marcha das Margaridas é um ato tradicional que acontece em homenagem à Margarida Maria Alves, mulher do campo que foi sacrificada por essa guerra absurda que existe no campo. Ela acontece a cada 4 anos, e é uma verdadeira aula de organização Sindical. Mulheres do campo, ribeirinhas, das florestas, das águas, das cidades, de todas as idades, com uma enorme consciência de classe. É uma marcha linda. Se todo brasileiro olhassem para a Marcha das Margaridas e vissem sua consciência de classe, teríamos uma classe trabalhadora muito mais evoluída.” – afirmou Arlene Carvalho, Secretária Geral do Sinfa-RJ.

O nome da marcha presta homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoana Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Os responsáveis pela sua morte nunca foram punidos, mesmo com a repercussão internacional do caso, que chegou a ser denunciada à Comissão Interamericana de Direitos. Para manter viva a sua memória, sua casa foi transformada em museu. Nas paredes do lugar está cunhada a frase mais famosa de Margarida: “Da luta eu não fujo. É melhor morrer de luta do que morrer de fome”.

A Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB-RJ, Kátia Branco, valorizou a atividade:

“A Marcha das Maridas é uma agenda importante na luta das mulheres. É a hora em que as mulheres do campo se dirigem ao coração do país para lutar por democracia, justiça, acesso à terra e uma vida digna para todas.” – avaliou.

Clique AQUI e veja mais fotos da Marcha das Margaridas 2019.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.