20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

A cada dia 20 de novembro de cada ano, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. Mas você sabe o por quê desta comemoração? Ou sobre o que se trata? Veja agora o que é esse movimento e a grande importância que ele teve na história do Brasil.

Em 20 de novembro de 1695, morria no Brasil o simbolo maior da luta contra a escravidão, o Zumbi dos Palmares. Este homem ficou conhecido como sendo a liderança mais importante na luta pela liberdade dos escravos que viviam no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga no estado de Alagoas. O Quilombo recebia muito escravos, tendo um período que chegou a ter por cerca de 20 mil pessoas. A maioria sendo os negros, mas também existindo índios e brancos que lutavam pela mesma causa.

A data de comemoração da Consciência  Negra foi escolhida justamente por causa da morte de Zumbi. Uma vez que os palmarinos foram exemplos da força, bravura e luta pela resistência da escravidão. Sendo a Lei 12,519/2011 a que representa e ratifica essa data.

Outra razão para se escolher essa data foi porque a Rainha Isabel em 13 de maio de 1888, assinou a Lei Áurea, que significava o fim da escravidão no Brasil. A partir dessa data todos os escravos deveriam ser libertos. Mas foi a sociedade real portuguesa a principal responsável pela escravidão no Brasil e escolher a data em que ela assinou essa Lei seria um abuso, como se a liberdade tivesse sido um presente, um favor por parte do povo branco. Portanto, escolheu-se uma data que melhor representasse a luta vivida por todos os negros pela liberdade, escolheu-se uma data que simbolizasse que a liberdade não foi um favor, mas sim uma luta por um direito, por uma vida melhor.O Dia da Consciência Negra é uma forma de integrar a população negra em meio a sociedade brasileira, lembrando toda a luta e sofrimento que esse povo passou para poder ter seus direitos como ser humano respeitado. É uma forma de combater o racismo que mesmo depois da libertação não fez com que os negros recebessem o respeito que eles merecem. E também demonstrar a importância da população negra para a cultura e desenvolvimento da nação brasileira. A semana em que a data cairá no calendário, é conhecida como a semana da Consciência Negra e pelo Brasil vários eventos acontecem demonstrando a importância dessa raça. Assuntos como inclusão dos negros no mercado de trabalho, cotas em universidades, discriminação por parte da polícia, moda e beleza negra, entre outros, são os assuntos tratados com mais ênfase durante essa semana.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.